Quais os alimentos ricos em cartilagem?
(Desconheço a autoria deste artigo)
Estou com perda de cartilagem e os ossos (juntas) doem muito. Meus joelhos estão ficando deformados. Estou fazendo tratamento com remédios para fortalecimento,porém, sei que existem alimentos que podem ajudar.Gostaria de saber se alguém pode me ajudar nisso.
Olha copiei algumas informações sobre o colágeno que diretamente está ligado ao tecido cartilaginoso e vai algumas dicas...
O colágeno representa 25 % de toda proteína do organismo humano e é o principal componente protéico de órgãos como pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Sua principal função é estrutural, proporciona sustentação às células , mantendo-as unidas.
Fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele , aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, realiza a distribuição de fluídos em vasos sanguíneos e linfáticos.
No tecido cardiovascular, forma uma rede através das artérias e dá a elas um maior poder de expansão e proteção de possíveis lesões.
2. Em que alimentos ele é encontrado?
As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteína de origem animal como carne, frango, peixe e ovos.
Para melhorar a produção do colágeno, a dica é aumentar fontes de vitamina C presente em frutas como acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango, pêssego, folhas verdes escuras; e fontes de vitamina E, selênio e zinco como avelãs, amêndoas e castanhas.
3. Quando é importante suplementar
Apesar de ser produzido normalmente pelo organismo desde que nascemos, estudos mostram que a partir dos 30 anos o corpo sofre uma perda gradual de colágeno de algo em torno de 1% por ano, e aos 50, passa a produzir apenas uma média 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação.
Pessoas que têm muita exposição ao sol, estresse e cigarro tendem a iniciar este processo de perda mais cedo e que as mulheres apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo.
“Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa” A deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos , células responsáveis pela produção do colágeno . “Estima-se que com a menopausa haja uma perda média anual de 2% de colágeno”, explica.
É importante sempre procurar um especialista para avaliar suas necessidades nutricionais , porém homens e mulheres saudáveis acima dos 25 anos já podem iniciar a suplementação de forma preventiva. Idosos, crianças e gestantes devem obter recomendação médica.
Apenas para ilustrar, minha mãe também estava com dores nas juntas e fraqueza nos ossos e após algumas consultas o tratamento sintomático dado por diferentes médicos era semelhante e consistia basicamente em enriquecer a alimentação com cálcio e proteína encontrados em derivados de leite, ovos, carnes magras, mocotó, frutas e verduras cruas.
A suplementação indicada foi feita com comprimidos de cálcio e colágeno hidrolisado, juntamente com exposição moderada ao sol e complementado por exercícios moderados de flexibilidade e caminhadas.
Foi indicado também reposição hormonal, porém ela ficou meio receosa com efeitos colaterais e aparentemente os apontamentos acima surtiram efeito positivo. :
http://alimentosesportivos.blogspot.com/...
Fontes de vitamina K incluem vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface), repolho, brócolis, couve-flor, germe de trigo, carne de órgãos, cereais, banana, abacate, kiwi, laticínios, ovos e soja.
Duas colheres de sopa de salsa contem 153% da quantidade diária recomendada de vitamina K. Outro alimento rico em vitamina K é óleo de oliva.
A deficiência de vitamina K pode ocorrer devido a problemas intestinais (como os que ocorrem com a obstrução do duto da bile), ingestão terapêutica ou acidental de antagonistas da vitamina K, ou bem raramente por falta de vitamina K na nutrição. Deficiência de vitamina K pode ocasionar risco de sangramento descontrolado, calcificação da cartilagem, má formação grave de osso em desenvolvimento ou depósito de sais de cálcio insolúveis nas paredes das artérias.