BORBOLETAS MAGNÍFICAS
CORUJAS MAGNIFÍCAS
domingo, 29 de dezembro de 2013
sábado, 21 de dezembro de 2013
REFLEXÕES DE FIM DE ANO...
"Outro ano se foi...
Torna-se difícil numa retrospectiva, lembrar cada minuto de alegrias e de dores vividos...
Num somatório tento sentir e enxergar o que fiz de mim...
Surpresas maravilhosas...Luta e desafios...
Algumas vitórias...
Inúmeros amores que chegaram para enfeitar o jardim do meu coração...
Ano de muitos desafios...
Mas também de muitas alegrias, mescladas de algumas tristezas...
Sinto orgulho do que continuo fazendo de mim...
Algumas coisas ficarão na fila de espera...
Por hora quero agradecer ao PAI CELESTIAL...
Por minha vida...Pelos meus amores...
Por todos desafios...Pelas vitórias...
Principalmente pelo amor que ensina-me a sentir...
OBRIGADA"!
Maria da Graça
14/12/2013
domingo, 24 de novembro de 2013
ABÓBORA
Um segredinho revelado...
Alguns anos atrás, um ex-professor meu mostrou-me uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado.
Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja: uréia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.
Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia.
O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!
Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?".
Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".
Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!
Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!"
Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados.
Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.
Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (crú), junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.
Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido.
Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).
O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL.
Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.
Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais.
Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina.
Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.
Referência:
[1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24x7[www.biblioteca24x7.com.br], São Paulo-SP, novembro 2008.
ABÓBORA... Não faça disso um segredo... DIVULGUE!
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
sábado, 26 de outubro de 2013
Manteiga de Abacate
Preparada a partir do abacate, uma manteiga natural e saudável que você pode preparar cada dia, ou hora, numa versão diferente.
Ingredientes:
1/2 abacate maduro,
ramos de salsinha bem picadinha
1 pitada de sal marinho
gotas de suco fresco de limão.
Opções: cebolinha bem picada, coentro, pimenta caiena, pimenta vermelha e até umas raspinhas de gengibre ou cubinhos de pimentão colorido. Um tanto de cenoura ralada para dar crocância também fica gostoso. Enfim, esta manteiguinha tem muito espaço para a criatividade.
Preparo: Amasse com um garfo e integre bem todos os temperos. Sirva imediatamente sobre rodelas de cenoura, de abobrinha, de berinjela, barquinhas de alface ou endívia, biscoito de linhaça ou pães integrais.
Receita de Conceição Trucom - é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
O Querido Abacate
O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos. Sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.
Rico em gorduras e proteínas, o abacate é excelente para pessoas fracas e desnutridas porque facilita o processo de digestão, elimina dores e acaba com a prisão de ventre.
Apesar de rico em gordura vegetal, ele não ataca o fígado, eliminando a sensação de peso no estômago.
O abacate contém muito fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental.
Como remédio, o abacate tem grande utilidade. O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino (corrimentos).
Suas folhas, tomadas sob a forma de chá, são altamente digestivas, estimulantes e normalizam irregularidades, como a menstruação. O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Bom também é mastigar as folhas de abacate frescas para curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes.
Na cozinha, o abacate mostra-se muito versátil. Dá uma salada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, temperado com sal, vinagre e pimenta do reino. Pode ainda se transformar em sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar mascavo e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.
Importante é saber que ele se conserva na geladeira por 2 a 4 semanas, quando de boa qualidade.
TORTA SEQUILHO DE ABACATE
( PARA REDUZIR COLESTEROL)
Publicado em 20 de Maio de 2013 por Leticia Maciel
Rico em gordura que emagrece e fortalece o coração, aprenda uma sobremesa de abacate para reduzir o peso e o colesterol
Texto: Revista VivaSaúde Especial Hipertensão/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel
O abacate ajuda a reduzir os níveis de triglicérides e a reduzir o peso e o, colesterol
Foto: Danilo Tanaka
A capacidade do abacate de reduzir o colesterol foi testada num estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP). Durante dois meses, 70 policiais, de ambos os sexos, consumiram um abacate pequeno por dia, sem fazer outra mudança na dieta ou na atividade física. O resultado foi animador: 99% tiveram uma melhora do bom colesterol, o HDL. Segundo o autor do trabalho, o nutrólogo Edson Credidio, que estuda a fruta há mais de dez anos, o abacate também reduz os níveis de triglicérides, tem o dobro de potássio da banana e pode ser facilmente encontrado o ano todo.
Torta de sequilho e creme de abacate
Ingredientes para a massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de sal light
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite desnatado
3 colheres (sopa) de óleo
1 ovo
Ingredientes para a cobertura
1 abacate
½ xícara (chá) de suco de limão
2 xícaras (chá) de leite condensado light
Preparo da massa
Misture e amasse todos os ingredientes. Forre uma forma de aro removível. Asse em forno médio preaquecido até começar a dourar.
Cobertura
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme homogêneo. Despeje sobre a massa fria e leve à geladeira até o dia seguinte. Sirva a torta gelada
Revista VivaSaúde
domingo, 22 de setembro de 2013
sábado, 17 de agosto de 2013
SAL GROSSO
SAL GROSSO CIENTIFICAMENTE PROVADO SAL GROSSO - ONDA VIOLETA
Quem diria! O Sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! Interessante!!! Por isso que funciona... Aproveitem! Os Poderes do Sal Grosso...
O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas.
Ele tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.
Visto ao microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa, por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. Em dois ou três dias, já se percebe a diferença. Quando se formam bolhas é hora de renovar a salmoura.
A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.
A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite, no quarto, para que o sono não seja perturbado.
Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:
Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada.
A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.
Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.
Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal.
Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.
Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.
No Japão, o sal é considerado poderoso purificador.
Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora.
Símbolo de lealdade na luta de sumô.
Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade. Use esse poderoso aliado!
É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético!
Modo de tomar o banho de sal grosso:
Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha.
Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo.
Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.
Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante.
O famoso banho de assento, com água morna e bicarbonato de sódio, é excelente para a higiene íntima, pois evita infecções.
Mas no banho, o único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.
Uma opção que agrada muitas pessoas é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha.
Não são aconselháveis banhos frequentes com o sal.
Dê preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.
Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso.
Fisiológicos:
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus.
Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde
Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades.
Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações.
Ajuda a aliviar artrite e reumatismo
Ajuda a aliviar a dor lombar crônica
Benefícios estéticos:
Tira as impurezas da pele
Alivia irritações da pele como psoríase /eczema.
Alivia comichão, ardor e picadas.
Suaviza e amacia a pele. Incentiva a pele se renovar.
Ajuda a curar as cicatrizes.
Restaura o equilíbrio a umidade da pele.
Ocupacional:
Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna
Alivia a tensão nas mãos e punhos.
Ajuda a aliviar lesões ocorridas nas práticas esportivas.
Psicofísica:
Proporciona um relaxamento profundo
Ajuda a aliviar o estresse e tensão
Desconheço Autoria
sexta-feira, 19 de julho de 2013
"O sol de fim de tarde atravessava seus raios luminosos pelos galhos da árvore frondosa.
O bem-te-vi pulava de galho em galho alegremente, sem cantar, em atitude de respeito.
Toda natureza festejava e reverenciava silenciosamente a chegada da linda e fagueira Aurora Boreal"...
Maria da Graça
19/07/2012
Um ano minha Aurora da sua partida para o país das Estrelas.
Sinto muita saudade...
Abraço daqueles minha querida, te amo...
Maria da Graça
19/07/2013
sexta-feira, 12 de julho de 2013
25 DICAS PARA USAR O SAL COMO AGENTE DE LIMPEZA DOMÉSTICA
Em relação à alimentação, o sal deve ser consumido com moderação, mas para limpeza, pode ser usado largamente
Se o excesso de sal é muito prejudicial para a nossa alimentação, o mesmo não se pode dizer a respeito do seu uso enquanto agente de limpeza. Por incrível que pareça, o sal pode ter diversos usos poderosos para a limpeza da casa. Dê uma olhada nas dicas:
1. Para deixar um metal brilhando, utilize partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Depois, misture os três ingredientes e aplique sobre o metal;
2. Para limpar panelas de ferro fundido, utilize uma pasta feita de óleo e sal quando o recipiente ainda estiver quente. Outra boa opção é preencher o fundo da panela com óleo de cozinha e aquecê-la por alguns minutos. Em seguida, adicione algumas colheres de sopa de sal grosso, e remova a sujeira com a pasta que irá se formar. Depois é só enxaguar com água quente e secar;
3. Utilize uma pasta de partes iguais de sal e vinagre, para limpar panelas esmaltadas;
4. Nas panelas gordurosas, adicione um pouco de sal e depois use um pedaço de papel para limpar. Após isso, siga com a lavagem normal;
5. Quando quiser eliminar o cheiro de comida do forno, prepare uma mistura com sal e canela. Com o forno quente, borrife a mistura na parte de cima e de baixo deste. Espere o forno esfriar e tire as manchas com um pano úmido;
6. Aplique sal em líquidos recém derramados no tapete. Depois de seco, utilize o aspirador no local, para retirar os resíduos que sobraram;
7. No caso de remoção de manchas antigas, faça uma mistura com 1/4 de xícara de sal e 2 colheres de sopa de vinagre. Esfregue bem a mistura no tapete e deixe-o secar. Depois é só aspirar;
8. Para tratar as manchas de mofo em tecidos, faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha, e depois deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida, siga com a lavagem normal;
9. Seus lençóis amarelados ou desbotados podem voltar a ser branquinhos. Para tanto, adicione a uma panela grande 5 colheres de sopa de sal e uma de bicarbonato de sódio. Coloque os lençóis dentro da panela e deixe ferver por 14 a 30 minutos. Depois tire os lençóis e os lave com água fria;
10. No momento de limpar restos de comida queimada das panelas, adicione o sal para uma remoção mais fácil;
11. Insira um pouco de sal nos calçados com mau cheiro para eliminar o odor. Para eliminar o cheiro das mãos, após lavar com água e sabão, você também pode esfregar os dedos com uma combinação de sal e vinagre (veja aqui outras formas de eliminar os odores);
12. Misture uma parte de sal para quatro partes de álcool isopropílico, para tratar manchas de graxa no carpete;
13. Faça uma pasta com óleo de cozinha e sal para limpar anéis de bebida da sua mobília de madeira;
14. Esfregue sal em xícaras de chá ou café manchadas, para remover as marcas;
15. Para remover as manchas de talheres de prata, coloque um pedaço de papel de alumínio sobre o fundo de uma panela. Adicione a esta uma colher de chá de sal e uma de bicarbonato de sódio. Encha a panela com água e coloque os talheres dentro dela. Deixe a água ferver e veja a mágica acontecer. Depois de aproximadamente 5 minutos, retire os talheres do fogo, deixe-os esfriar e, então, os enxágue;
16. Restaure suas esponjas, de preferência buchas, com a imersão delas em água salgada e fria;
17. Misture duas colheres de sopa de sal com uma colher de chá de vinagre e use para dar brilho às torneiras cromadas;
18. Para remover a ferrugem de metal, faça uma mistura em forma de pasta com sal, cremor de tártaro e pasta de água. Em seguida, aplique a pasta na área afetada e deixe-a no sol para secar;
19. Quer que seus objetos feitos de cobre ou latão voltem a brilhar? Então, pegue metade de um limão e esprema seu suco. Depois, polvilhe sal dentro da casca e a esfregue em todo o bronze ou cobre. Em seguida, enxágue o objeto com água e deixe-o secar. Mas atenção: terminado o processo, lave bem as mãos, pois se a pele tiver resquícios de limão e entrar em contato com o sol, há perigo de ocasionar graves queimaduras na pele;
20. Para remover manchas de sabão das paredes do banheiro, por exemplo, misture uma parte de sal para quatro partes de vinagre e aplique na mancha;
21. Adicione sal (por um curto período de tempo) em vãos de portas, prateleiras, janelas, ou seja, nas superfícies planas, para evitar que as formigas apareçam (vejaaqui outros métodos sustentáveis para evitar as formigas em sua residência);
22. Um pano úmido mergulhado em água salgada se transforma em uma excelente ferramenta limpante;
23. Misture uma colher de sopa de sal em aproximadamente 3,7 litros de água para limpar e esfregar o chão;
24. Quando você estiver lavando seu jeans azul ou toalhas, experimente adicionar uma xícara de sal na máquina de lavar. O sal irá deixar a tintura menos solúvel e, assim, você não vai correr o risco de as peças desbotarem;
25. Coloque meia xícara de sal diretamente na sua lixeira, para limpar e refrescar
FONTE;http://www.ecycle.com.br/
domingo, 30 de junho de 2013
domingo, 23 de junho de 2013
sábado, 15 de junho de 2013
quarta-feira, 12 de junho de 2013
domingo, 9 de junho de 2013
Memórias
E uma ânsia constante
Sempre existiu em mim.
Algures pelo caminho
Largaste minha mão.
Depois de tanto tempo
Depois de tanta dor
Tu voltaste e te reconheci
E gostei!
Eu me lembrei de tua partida
Eu me lembrei da tua luta pela vida
E dizeres, quero falar-te!
A porta se abriu e tu entraste
Olhaste os retratos que deixaste
E choraste.
Sensual e ardente
Este desejo de ti
Onde o pranto se espraia
Onde teu corpo descansa
E tua alma se prende.
Mas talvez não sejas como eu
E não sintas como eu sinto
E nada tenhas a dizer do que vive em ti
Se tu não és o passado
Nem o presente em mim
Eu busquei o caminho e sonhei o encontro...
Procuro no céu a cor do girassol
E sinto a chuva nas figuras distorcidas
Nas árvores que continuam vivas.
Eu entrei sem entrar
Te vi sem olhar
E representei sem pensar!
Senhor que fiz na vida
Representei ou sonhei?...
Que me tornei num poeta
Que tinha nascido
E nunca nasceu!
Maria Luísa Adães
sábado, 1 de junho de 2013
quinta-feira, 30 de maio de 2013
RECEITAS MARAVILHOSAS DE ROSE LÓES
(SALGADOS)
SANDUÍCHE SAUDÁVEL E NATURAL
INGREDIENTES:
-01 peito de frango, cozido e desfiado;
-Requeijão cremoso;
-01 caixinha de creme de leite;
-02 colheres de maionese (opcional);
-01 pacote de pão de forma integral;
-Salsinha e cebolinha picada;
-azeite, alface picadinha;
-01 cenoura ralada;
-Azeitonas picadas
-Queijo mussarela ou prado em fatias;
Modo de Fazer:
Desfiar o frango e misturar a maionese, o creme de leite, o requeijão, a cenoura ralada, azeitonas bem picadinhas, azeite à gosto, uma pimentinha crua, cheiro verde. Prove o tempero.
Montagem do sanduíche:
Passe uma camada farta deste patê em uma parte do pão de forma. Acrescente a alface picada fininha e temperada. Acrescente uma fatia de queijo. Passe o patê na outra parte do pão e una as duas. Se quiser incrementar mais, acrescente salaminho fatiado e rodelas de tomate temperado. Embrulhe o sanduíche em papel filme e leve para gelar. A durabilidade é de mais ou menos 4 dias.
DICA ESPECIAL
Para cozinhar os peitos de frango, coloque na panela de pressão, no máximo três, acrescente três cebolas grandes raladas,6 dentes de alho amassadinho com um pouquinho de sal e uma pimenta crua, pimenta do reino e dois caldo Knnor de galinha. Não acrescente água. Deixa cozinhar em fogo lento por mais ou menos 1 hora, ou até que eles fiquem bem corados. O resultado é surpreendente. Deixe esfriar e desfie, guarde em saquinhos plásticos no congelador ou freezer.
PATÊ DE FRANGO
INGREDIENTES:
-02 peitos de frango, cozido e desfiado;
-01 vidro pequeno de maionese;
-01 copo de requeijão de boa qualidade;
-01 lata de creme de leite com o soro;
-300 gramas de azeitonas verdes picadinhas;
-02 limãos galego;
-Pimenta do reino, pimenta crua, salsinha, azeite;
-01 cebola ralada.
Modo de Fazer:
Uma dica bem especial para cozinhar o frango, é colocar os peitos na panela de pressão, ralar 3 cebolas grandes, 2 knnor de galinha, sal e pimentas à gosto. Feche a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora. Fica bem corada a carne e saborosa. Não acrescente água. Coloque dois peitos desfiados em um recipiente e acrescente todos os ingredientes acima. Misture muito bem e acerte o tempero à gosto. É muito bom esse patê.
Dica: pode ser feito de véspera. Guarde sempre em um recipiente coberto com papel filme, pois o alimento fica sempre com bom aspecto.
PATÊ DE BACALHAU
INGREDIENTES:
-300 (mais ou menos) gramas de bacalhau desfiado e desalgado;
-01 caixinha de creme de leite;
-01 copo de requeijão cremoso de boa qualidade;
-03 tomates bem maduros sem pele;
-Azeitonas verde picadas;
-01 cebola grande e dois dentes de alho;
-Pimenta do reino, pimenta de cheiro, salsinha.
Modo de fazer:
Frite o alho bem amassadinho com azeite. Refogue a cebola, junte os tomates e o bacalhau. Refogue bem. Acerte o tempero. Deixe esfriar e misture todos os ingredientes. Sirva gelado com torradinhas.
PÃO CASEIRO
INGREDIENTES:
-01 copo americano de leite;
-01 copo americano de água;
-01 copo de óleo;
-02 ovos;
-01 colher de sopa (rasa) de sal;
-03 colheres de sopa cheia de açúcar;
-Farinha até o ponto;
-02 tabletes de fermento.
Modo de fazer:
Amornar a água com o leite. Acrescentar o açúcar, o sal e o fermento e um pouco de farinha de trigo. Deixar crescer. Acrescentar o óleo, os ovos,mexer bem e colocar farinha até soltar das mãos (massa mais mole). Deixar crescer até dobrar de volume. Dividir a massa em 5 partes, abrir com o rolo enrolar os pães, , colocar no tabuleiro untado e deixar crescer novamente. Assar em forno pré aquecido, temperatura média. Guardar de pois de frio em sacos plásticos bem fechado.
PÃO CASEIRO RECHEADO
Massa:
-01 copo de requeijão de leite morno
-01 copo de requeijão de água
-01 colher de (sopa) rasa de sal
-04 colheres de (sopa) de açúcar
-01 pacotinho de fermento para pão
-01 copo (americano de óleo)
-04 ovos
-Farinha até o ponto de soltar das mãos
Recheio:
Cozinhar , 3 peitos de frango bem temperado. Desfiar. Acrescentar, um pacotinho de molho de tomate tradicional, da "Quero". Temperar à gosto com pimenta do reino, pimenta de cheiro, cheiro verde, etc.
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes líquidos em uma bacia e misturar bem. Acrescentar os ovos e a farinha de trigo até o ponto de soltar das mãos. Deixar crescer até dobrar de volume, numa vasilha tampada. Dividir a massa em porções, abrir com auxílio de um rolo, colocar o recheio, e fechar o pão. Untar bem a assadeira, e colocar os pães. Passar gema com um pouquinho de óleo por cima e levar para assar em forno moderado, até dourar.
EMPADAS
INGREDIENTES:
Massa da empada:
-01 colher de sopa de manteiga;
-01 colher de sopa de pó royal;
-01 colher de sopa de sal;
-04 xícaras de café de água;
-02 ovos;
-01 copo (americano de leite);
- 01 e 1/2 copo (americano) de óleo;
-01 e 1/2 kilo de farinha de trigo (mais ou menos).
Modo de fazer:
Misturar todos os ingredientes e amassar bem. Passar óleo por cima da massa para não endurecer. Deixar descansar 30 minutos, antes de abrir a massa. Passar ovo por cima da empada antes de levar ao forno.
Recheio à gosto: frango, bacalhau, camarão, carne de sol, palmito, etc.
BACALHAU COM VERDURAS
Ingredientes:
-01 kilo de bacalhau desfiado desalgado;
-01 cabeça de alho amassada;
-Azeite, cebola, pimenta de cheiro, pimenta do reino, salsinha, cebolinha, 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
- Cebolas pequenas, vagens inteiras, batatas inglesas em rodelas grossas, batata doce, chuchu cortado em fatias, banana da terra cortada em rodelas, cenoura, tomate bem maduro em rodelas finas, azeitonas pretas grandes, pimentão vermelho e verde fatiados, ovos cozidos, couve em rolinhos pequenos.
Modo de Fazer:
Esta bacalhoada eu fiz na panela elétrica. É ótima, pois as cores dos legumes ficam bem naturais e marcantes. Coloque o azeite e o alho amassadinho. Deixe fritar. Desligue a panela e faça a montagem da bacalhoada. Primeiramente forre o fundo com tomates, cebolas em rodelas grossas, batatas. Vá colocando todos os legumes, intercalando com uma camada de bacalhau bem farta. Por último coloque as azeitonas. Cozinhe os ovos, depois parta-os ao meio e tempere com azeite, pimenta do reino e sal. Faça um molhinho bem temperado com o extrato de tomate, um pouquinho de água, pimenta do reino, pimenta de cheiro, cebola batidinha e jogue por cima da bacalhoada. Ligue a panela e deixe cozinhar o tempo necessário. Caso necessite, acrescente mais molhinho. Depois de pronta, salpique cheiro verde, e coloque os ovos por cima. Sirva com arroz branco. Nesta bacalhoada vocês podem colocar todos os legumes de suas preferências. O resultado é surpreendente. Fica deliciosa.
CONSERVA DE BERINJELA
INGREDIENTES:
-05 berinjelas médias;
-04 tomates picados e sem sementes;
-02 cebolas grandes raladas;
-250 gr. de passas preta e amarela;
-250 gr. de azeitonas picadas;
-01 pimentão vermelho, verde e um amarelo;
-salsinha picada à vontade;
-azeite a gosto, sal, pimenta do reino, pimenta fresca;
-01 colher de açúcar;
-250 gr. de castanha de cajú quebradinha;
-03 colheres de vinagre.
Modo de Fazer:
Pique as berinjelas em quadradinhos pequenos e coloque em um recipiente com água e limão (para não escurecer). Pique os tomates, e os pimentões e as cebolas bem miúdos. Coloque todos os temperos à gosto. Acrescente o azeite à vontade. Misture tudo e leve ao forno, mexendo de vez em quando. Essa conserva também pode ser feita no fogo. Depois de pronta, acrescente a salsinha picada. Essa conserva tem uma durabilidade muito boa. Guarde na geladeira.
sábado, 25 de maio de 2013
VENTO AMIGO
O vento toca...
Suavemente...
Meus cabelos...
Uma brisa fresca...
Me envolve...
Os galhos da acácias...
Balançam...
Num ritmo lento...
Como a orar...
Agradecendo...
Ao Pai...
Pelo frescor...
Da chuva...
Mansa...
Tranquila...
Que molha...
As folhas e flores...
Delicadas...
Das acácias...
Os pombinhos...
Passeiam...
À minha volta...
Sossegados...
Tudo está em paz...
Esta paz...
Me envolve...
Maravilhada...
Fecho os olhos...
Para sentir...
O vento...
Ele aumenta...
Que delícia...
Que prazer...
Nem percebo...
O movimento...
Dos carros passando...
Estou plena de harmonia...
Com minha mãe...
Natureza...
Abro os olhos...
Lá ainda estão...
As árvores...
Os pombinhos...
Os carros...
Só eu estou diferente...
Acabei de viver...
Um momento mágico...
Estou em paz...
Maria da Graça
sábado, 18 de maio de 2013
sábado, 11 de maio de 2013
terça-feira, 7 de maio de 2013
Cúrcuma (açafrão-da-terra)
– Para que serve, seus benefícios e como consumir
Fernanda Mayumi Dietas e Nutrição
O Açafrão-da-terra também conhecido como cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de fazer bem para o cérebro, coração, contra o câncer e ainda ajuda emagrecer.
Cúrcuma, o açafrão-da-terra, também popular como gengibre amarelo e açafrão da índia, se caracteriza raiz da família do gengibre. No planeta inteiro existem mais de 100 espécies da família cúrcuma, porém o açafrão consumido é proveniente da Curcuma longa.
E tem sido usado há mais de 4000 anos pelo Oriente Médio e Ásia, em Medicina Ayurvedica, e também em Medicina Tradicional Chinesa, de fitoterápico potente. Tal tempero se sobressai por ação antienvelhecimento e antioxidante, e de acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia consegue diminuir o risco da doença de Alzheimer.
A cúrcuma ainda atua protegendo em relação a muitos tipos de câncer e possui ação anti-inflamatória. É necessário ter atenção para não fazer confusão do açafrão-da-terra com açafrão vermelho. O açafrão vermelho tem origem de pistilos de uma flor, e é determinada especiaria de maior preço do planeta, sendo o açafrão-da-terra bem mais acessível.
Propriedades do açafrão-da-terra
A cúrcuma apresenta vários minerais e vitaminas, sendo destaque o potássio, que auxilia para controle da pressão arterial e prevenção de derrames. Ainda se resume fonte da vitamina C, aliada em relação à imunidade, e também vitamina B6, que se caracteriza boa ao cérebro.
O tempero também apresenta ferro, para prevenção de anemias, manganês fundamental ao metabolismo do colesterol e ao crescimento, e cálcio, interessante aos ossos e dentes.
Ainda magnésio, essencial ao metabolismo da glicose. Mais proteína, benéfica aos músculos, a gordura e teor superior da fibra solúvel, para melhorar trânsito intestinal.
Porém, o seu enorme valor está na curcumina, o polifenol de ação antioxidante e anti-inflamatória, que gera a cor amarela forte do açafrão. Trata-se de inúmeros os benefícios de curcumina, em especial pelo próprio efeito anti-inflamatório e antioxidante.
A mesma favorece combater câncer, melanoma, mama, pâncreas, próstata, e reduz risco da leucemia e mieloma múltiplo, e situação das metástases em vários tumores.
Tem função de desintoxicar o fígado, é bom ao coração, auxilia em controlar diabetes, neutralizará radicais livres, diminui inflamação de artrite, possui ação analgésica, antibacteriana e antisséptica.
Atua em metabolismo de gorduras ajudando no emagrecimento, auxilia na acne, psoríase e mais enfermidades da pele, e vai acelerar cicatrização. E ainda faz prevenção da doença de Alzheimer, vai combater depressão e esclerose múltipla. Os efeitos todos têm documentação por vários estudos científicos.
Benefícios nos estudos do Açafrão-da-terra
– Ação intensa anti-inflamatória
A curcumina é determinada o agente mais importante farmacológico em açafrão. Em vários estudos, efeitos anti-inflamatórios da curcumina se caracterizam comparáveis aos de hidrocortisona, fenilbutazona e diclofenaco, remédios anti-inflamatórios relevantes.
De forma contrária a tais medicamentos, que estão ligados aos efeitos colaterais relevantes, composição da úlcera, redução da quantidade de células brancas do sangue, sangramento pelo intestino, a curcumina não faz produção de qualquer toxicidade.
– Função antioxidante
Estudos clínicos têm feito comprovação que curcumina desempenha efeito antioxidante bastante significativo. Desta maneira, a mesma consegue neutralizar radicais livres, substâncias químicas causadoras de danos para células.
– Aliado contra artrite
Pela ação antioxidante de curcumina, a cúrcuma auxilia para alívio da artrite. Isso por motivo que em tal enfermidade os radicais livres têm responsabilidade por degeneração e inflamação de articulações.
Ao combinar efeito antioxidante e anti-inflamatório do item são diminuídos os sintomas de artrite, sendo exemplo o edema que é inchaço, dor e rigidez matinal.
– Benéfico contra câncer
A ação antioxidante de curcumina encontrada na cúrcuma é capaz de proteger células contra radicais livres que podem prejudicar DNA celular, cuja modificação ocasiona o desenvolvimento das células cancerígenas.
Tal polifenol ainda auxilia o corpo para destruição de células cancerosas desprendidas, com metástases evitadas. A curcumina também atua ao inibir síntese das proteínas que agem em formar tumor, e vai evitar angiogênese, que se caracteriza composição dos novos vasos sanguíneos para desenvolvimento das células cancerígenas alimentado.
– Interessante ao cérebro
Os resultados de estudo, com publicação no ano 2014 em revista Stem Cell Research & Therapy, apontam que a cúrcuma pode auxiliar para reparo do cérebro depois de lesão e ainda pode ter uso para tratamento de enfermidades neurodegenerativas.
Para exame dos efeitos do açafrão-da-terra nas células cerebrais, células-tronco foram banhadas por cientistas do cérebro adulto em extrato apresentando turmerona, polifenol presente na cúrcuma. O desenvolvimento das células-tronco apresentou superioridade de 80% em comparação com o controle.
Os pesquisadores de Michigan State University fizeram descoberta que o açafrão-da-terra consegue impedir composição dos compostos destrutivos, as proteínas alfa-sinucleína, que são encontrados no cérebro em enfermidades neurodegenerativas, sendo exemplo Alzheimer e Parkinson.
Curcumina ainda diminui risco de doença de Alzheimer, de acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, Estados Unidos. A mesma atua diminuindo a composição das placas amilóides.
A doença de Alzheimer é decorrente da acumulação da proteína denominada beta-amilóide, que tem depósito em células cerebrais, com produção de inflamação e estresse oxidativo, compondo placas entre células nervosas, os neurônios, pelo cérebro e gerando perturbação ao funcionamento do mesmo.
– Benéfico ao coração
A curcumina é responsável por evitar oxidação do colesterol no corpo. O colesterol oxidado se resume o que gera dano aos vasos sanguíneos e tem acúmulo nas placas endurecidas que podem acarretar ataque cardíaco ou derrame. Tal ação impedindo oxidação do colesterol pode auxiliar a diminuir progressão de aterosclerose e mais enfermidades cardíacas.
– Atua contra depressão
Um estudo com publicação em revista Phytotherapy Research fez confirmação por meio do ensaio clínico nos 60 pacientes, que curcumina se caracteriza segura e com eficiência em tratar estados graves da depressão, em comparação com fluoxetina.
A eficácia de curcumina foi parecida ao remédio antidepressivo, porém, a curcumina não possui qualquer dos efeitos colaterais com associação à droga e ainda oferece benefícios extras para vida saudável.
Tais resultados estão em concordância com mais uma pesquisa, com publicação em revista Psychopharmacololy, apontando que curcumina eleva níveis de neurotransmissores, sendo exemplo dopamina e serotonina, os causadores de sentir-se em bem-estar.
– Positivo contra acne
A cúrcuma tem eficácia em tratar acne por causa das suas propriedades antissépticas e antibacterianas, a mesma vai combater espinhas, controlar oleosidade e oferecer brilho à pele. Para que tal resultado seja obtido, a recomendação é aplicação tópica da cúrcuma, dialogar com o médico acerca da melhor forma de uso.
– Auxilia no emagrecimento
Um estudo com publicação por Journal of Nutrition apontou a ação do açafrão-da-terra em inibir lipogênese, produção da gordura pelo organismo. O tempero diminuiu o percentual da gordura do corpo, em grupo que consumiu o condimento. A dose utilizada em estudo se resumiu a 5 gramas diárias, o mesmo que uma colher de chá rasa.
Mais estudos apontam que a ação anti-inflamatória de curcumina se caracteriza um dos mecanismos que auxiliam no emagrecimento. Uma pesquisa com publicação em European Journal of Nutrition faz sugestão que curcumina pode ter utilidade em tratar e prevenir enfermidades crônicas associadas com obesidade.
Já que a curcumina faz interação em muitos caminhos metabólicos responsáveis por reversão da resistência para insulina em pré-diabetes, ainda hiperlipidemia no colesterol elevado, hiperglicemia em açúcar elevado pelo sangue, e mais sintomas inflamatórios relacionados com obesidade.
Quantidade recomendada para consumo
Na situação de adquirir a raiz completa, usar 1 ou 2 rodelas para o dia. No caso da ingestão do açafrão em pó, o recomendado se resume a 1 colher de chá, em torno de 5 gramas, todos os dias se haver, determinado problema de saúde.
Os indivíduos saudáveis podem utilizar a quantidade que determinarem de maior conveniência, o essencial é a regularidade, que a cúrcuma integra a rotina alimentar.
Ao adquirir a raiz inteira, o indicado é uso de rodelas em suco, chás, em preparação de mais pratos, ou ralado sobre a salada. Utilizar o tempero de açafrão em pó como desejar nos pães, bolos, sopas, omeletes, biscoitos, tapiocas, aves, cozidos e carnes, arroz, feijão, ervilha, legumes, entre outros.
O tipo em pó ainda pode ser aplicado nos sucos. Por se tratar de um pó, não é interessante ingerir o açafrão a seco, como em polvilho na salada, como exemplo. Já que existe maior risco de engasgar.
O mesmo pode ter mistura em qualquer espécie de líquido, sendo exemplo em preparo de alimentos ou em produção dos molhos à salada. É interessante fazer mistura com óleo de coco, maionese, azeite, manteiga, iogurte, leite, entre outros.
Uma dica é fazer combinação da cúrcuma com pimenta do reino para aumento da biodisponibilidade, a absorção. A pimenta do reino se caracteriza rica no flavonóide denominado piperina, que eleva absorção de mais nutrientes.
O curry é produzido usando cúrcuma e pimenta, e ainda pode ser integrado na rotina. O ideal é comprar cúrcuma nas lojas de produtos naturais e ao adquirir, verificar a validade. Já que quanto mais frescor, mais rico nos polifenóis será.
O açafrão-da-terra tem indicação a todos os indivíduos, sendo restrito somente em situações raras de alergias a tal tempero. Não existem efeitos colaterais na ingestão de cúrcuma e ainda os problemas não tiveram descoberta em ingestão em excesso de tempero.
Cúrcuma presente na Culinária
A raiz de turmérico se resume ao alimento muito energético. O vegetal se caracteriza aromático e tem gosto picante, como o próprio primo gengibre. Pelo sul da Índia, a raiz tem consumo em modo cru. Por causa da presença do pigmento curcumina, a raiz mostra superfície de alaranjada intensa ao cortar.
Por esta razão, é bastante usada de corante alimentício natural nas bebidas, macarrões, mostarda, laticínios, entre outros. Mesmo que o condimento seja bastante usado para coloração de pratos, é importante lembrar que o mesmo tem gosto amargo e picante.
As folhas do vegetal são determinadas aromáticas, e com possibilidade para uso na culinária. As mesmas podem ser aplicadas para aroma de receitas com o próprio cheiro parecido ao da manga verde e ainda servir para embrulhar pratos, de exemplo bolinhos de arroz e peixes assados.
O açafrão é uma das plantas mais exaustivamente pesquisadas até hoje. Suas propriedades medicinais e componentes (principalmente curcumina) tem sido objeto de mais de 5.600 estudos biomédicos revisados por pares e publicados. Na verdade, o nosso projeto de pesquisa ao longo de cinco anos sobre essa planta sagrada revelou mais de 600 aplicações potenciais preventivas e terapêuticas, bem como 175 efeitos fisiológicos benéficos distintos.
Dada a grande densidade de pesquisa realizada sobre essa notável especiaria, não é de admirar que um número crescente de estudos concluiu que ela pode apresentar inúmeros benefícios:
Um estudo de 2008 publicado na journalDrugs em R&D descobriu que uma preparação padronizada de curcuminoides em comparação ao medicamento comercial sobre a disfunção endotelial, patologia subjacente das veias sanguíneas que impulsiona a arterosclerose, em associação com reduções na inflamação e estresse oxidativo em pacientes diabéticos tipo 2.
Um estudo de 1999 publicado na revista Phytotherapy Research descobriu que o polifenol primário do pigmento do açafrão, a curcumina, é comparado favoravelmente a antiinflamatórios na gestão de uveíte anterior crônica, uma doença inflamatória do olho. Um estudo de 2008 publicado em Critical Care Medicine descobriu que a curcumina é comparada favoravelmente com o medicamentos comerciais no modelo animal como uma terapia alternativa para proteger lesão pulmonar associada ao transplante através da diminuição de genes inflamatórios. Um estudo anterior de 2003, publicado no Cancer Letters encontrou o mesmo medicamento também comparado em um modelo de isquemia e reperfusão pulmonar.
Um estudo de 2011 publicado na revista Acta Poloniae Pharmaceutica descobriu que a curcumina é comparada favoravelmente a antidepressivos para reduzir o comportamento depressivo em modelo animal.
Um estudo de 1986, in vitro e ex vivo publicado no journalArzneimittelforschung constatou que a curcumina tem efeitos moduladores de prostaciclina e antiplaquetas, indicando que pode ter valor em pacientes com tendência para a trombose vascular e exigindo terapia para artrite.
Um estudo de 2004 publicado na revista Oncogene descobriu que a curcumina (assim como resveratrol) eram eficazes ao exercer atividades anti-inflamatórias e antiproliferativas contra as células tumorais.
Um estudo de 2007 publicado no International Journal of Cancer descobriu que a curcumina pode atuar como agente antiproliferativo em linhas de células colorretais.
Um estudo de 2009 publicado na revista Biochemistry and Biophysical Research Community explorou como a curcumina pode ser valiosa no tratamento de diabetes, afirmando que ela ativa a AMPK (que aumenta a absorção de glicose) e suprime a expressão do gene gliconeogênico (que suprime a produção de glicose no fígado) em células de hepatoma.
Outra forma em que a curcumina e seus componentes revelam as suas propriedades terapêuticas notáveis está na investigação em cânceres resistentes a medicamentos ou a múltiplos medicamentos.
Foi descoberto que cerca de 54 estudos indicam que a curcumina pode induzir a morte celular ou sensibilizar linhagens de células cancerosas resistentes a medicamentos.
Considerando o histórico do açafrão (curcumina), tendo sido usado tanto como alimento e medicamento em uma ampla gama de culturas, há milhares de anos, um forte argumento pode ser feito para se usar a curcumina como uma alternativa de medicamentos ou adjuvante no tratamento do câncer.
Médica ensina receita que, para ela, é a melhor prevenção contra o câncer
A doutora Carolyn Anderson é a autora da receita que ensinaremos a seguir.
A mãe da doutora Anderson teve câncer e esse fato fez com que essa médica americana investigasse exaustivamente a doença.
Para a médica, é impossível garantir que uma pessoa nunca vai ter câncer, especialmente nos dias atuais, em que estamos cada vez mais expostos a agentes causadores da doença.
Apesar disso, a doutora Carolyn Anderson entende que não devemos ficar de braços cruzados e temos que fazer o possível para prevenir a doença.
E uma das prevenções mais poderosas contra o câncer, segundo a médica, é a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra.
A doutora Carolyn Anderson se baseia num dado muito revelador: os indianos, grandes consumidores de cúrcuma, tem taxas significativamente baixas de câncer.
A médica descobriu que as mulheres indianas, por exemplo, têm cinco vezes menos câncer de mama que as americanas; que os indianos têm oito vezes menos câncer de pulmão que os americanos; nove vezes menos câncer de cólon que os americanos; e cinco vezes menos câncer de próstata que os americanos.
E o mais interessantes: mesmo tendo menos câncer, os indianos, segundo a doutora Anderson, estão mais expostos a agentes cancerígenos no seu ambiente do que os americanos.
Os indianos, por exemplo, fumam muito mais que os americanos e, apesar disso, têm, como vimos, oito vezes menos casos de câncer de pulmão do que os habitantes dos Estados Unidos.
Obra do acaso?
A dra, Carolyn Anderson acredita que não e relaciona o fato ao grande consumo de cúrcuma na Índia.
A cúrcuma tem fortíssima ação anti-inflamatória.
Na verdade, nenhum outro alimento é mais eficaz na redução de inflamações no corpo do que ela.
E a substância da cúrcuma responsável por todos os seus efeitos benéficos é a curcumina.
Estudos revelam que a curcumina inibe o crescimento de muitos tipos de câncer, tais como cólon, próstata, ovário, mama e cérebro e.
Também inibe a angiognese (a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar o tumor).
E, numa experiência feita com ratos expostos a uma variedade de agentes cancerígenos químicos, a curcumina impediu o desenvolvimento de tumores.
A cúrcuma tem sido utilizado na Índia, China e no Oriente Médio há mais de 2.000 anos.
O professor Bharat Aggarwal, PhD do centro de pesquisas sobre o câncer MD Anderson, em Houston, Texas, foi o primeiro a mostrar que a curcumina é muito ativa contra o câncer em culturas de células.
Mais tarde, em 2005, ele foi capaz de provar os incríveis efeitos deste composto em tumores de câncer de mama enxertados em ratos, mesmo quando esses tumores já não estavam respondendo à quimioterapia.
Nesses ratinhos, a administração de apenas uma dose da dieta regular de curcumina reduziu a disseminação de metástases significativamente.
Estudos em humanos estão em andamento e os resultados ainda não são conhecidos, embora já exista um enorme conjunto de evidências que apoiam os incríveis poderes da curcumina.
O resumo da história é que a cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório que parece ajudar a eliminar células cancerosas e inibe o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam tumores, além de melhorar o efeito de quimioterapia e reduzir o crescimento do tumor.
Então, para minimizarmos o risco de câncer, devemos todos comer cúrcuma, certo?
Certíssimo.
Mas como e com que frequência?
A cúrcuma consumida sozinha ou na forma de cápsulas é muito pouco efetivo porque quase nada dela é absorvido no intestino.
O segredo, para que a cúrcuma passe pela barreira intestinal, é consumi-la com gengibre ou pimenta, revela a dra. Carolyn Anderson.
Especialmente a pimenta, que aumenta a absorção de cúrcuma no corpo em 2.000 por cento.
E também deve ser dissolvida em azeite.
A melhor forma de usar a cúrcuma a fim de conseguir benefícios para a saúde e minimizar as chances de um câncer é, de acordo com a dra. Carolyn Anderson, esta receita:
INGREDIENTES
1 quarto de colher (chá) de cúrcuma/açafrão-da-terra em pó
Meia colher (chá) de azeite de oliva
Uma pitada generosa de pimenta-do-reino moída na hora
MODO DE PREPARO
Misture bem os três ingredientes.
MODO DE CONSUMO
Você pode adicionar a mistura a diferentes pratos, como sopas e saladas.
No entanto, deve tomar cuidado para não superaquecê-la, ou seja, adicione-a sempre no final do cozimento.
Outra forma de consumo é misturá-la com um pouco de água e beber logo em seguida.
O consumo deve ser diário e constante.
Referências
1) Ferlay et al eds, WHO International Agency for Research on cancer, IARC Cancer Edidemiology database 2000. Cancer Incidence, Mortality and Prevalence Worldwide (IARC Press,2000)
2) Carter,A, “Curry Compound Fights Cancer in the Clinic” Journal of the National Cancer Institute (2008).p.141
3) Aggarwal et al “From Traditional Ayurvedic Medicine to Modern Medicine: Identification of Therapeutic Targets for Suppression of Inflammation and Cancer” Expert opinion on Therapeutic targets 10 no.1 (2006) 87-118
4) Mehta et al, “Antiproliferative Effect of Curcumin Against Human Breast Tumor Cell Lines” Anti- Cancer Drugs 8, no. 5 (1997) 470-81
5) Aggarwal et al, “Curcumin Supresses the Pacilitaxel-Induced Nuclear Factor-kappaB Pathway in Breast cancer Cells and Inhibits Lung Metastasis of Human Breast Cancer in Nude Mice” Clinical Cancer research 11, no.20 (2005); 7490-98
6) Cheng et al: Phase I Clinical Trial of Curcumin, a chemopreventative Agent, in Patients with High risk or Pre-Malignant Lesions” Anticancer research 21, no 4B (2001);2895-900
7) Gao et al “ Curcumin Differentially Sensitizes malignant Glioma cells to TRAIL/Apo2L- mediated apoptosis through activation of Procaspases and Release of Cytochrome c from Mitochondria” Journal of Experimantal Therapeutics and Oncology 5, no.1(2005);39-48
fonte– See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2015/06/medica-ensina-receita-que-para-ela-e.html#sthash.zhTTAkpp.dpuf-
Assinar:
Postagens (Atom)